Na ocasião da Comemoração do 10º. EEUCC/SP, é com grande alegria que venho dar a vocês meu testemunho. Sou Anatoli Konstantin Gradiski, tenho 29 anos, e já participei por bom tempo do Ministério Universidades Renovadas, entre os anos 1998 a 2001, na Unesp, de Presidente Prudente, onde fiz o Curso de Pedagogia. Minha família mora em Rancharia – SP, e eu viajava todos os dias a noite para ir à faculdade que iniciei em 1997. Sempre fui um jovem engajado na comunidade e participava ativamente de grupos de jovens e encontros de espiritualidade com juventude e comunidade. Quando ingressei à faculdade, tive que me afastar do Grupo de Oração da qual eu também fazia parte em minha paróquia, o que me fez sentir muita falta. Passei o ano de 1997 sem poder freqüentar, participar ou me envolver com qualquer tipo de grupo de oração, até que em 1998 vi em painéis da faculdade um Encontro Diocesano de Universitários Católicos Carismáticos, o que me chamou a atenção. Fui ao encontro, e o que mais poderia acontecer? Senti o apelo forte em meu coração de evangelizar na universidade, e este anseio, conforme ressoava nas pregações era: “é preciso ir rápido, às pressas, subir as montanhas da universidade, como Maria foi às pressas ao encontro de sua prima Isabel.” Neste empenho, conheci o Grupo de Oração Universitário Continhas e, animado com eles, fomos motivados a criar um grupo em nosso curso, juntamente com o Curso de Geografia, e começamos um pequeno grupo que se reunia nos intervalos, em salas de aula próximas à Praça da Geografia. Participando das primeiras reuniões, fomos também em reuniões do Estado, e da Diocese de Presidente Prudente, mas o que mais nos encheu o coração foi o impulso que tivemos ao nomear nosso grupo, em maio de 1998, mês mariano, de Grupo de oração Universitário Peregrinos, pois após a oração do terço o mistério que nos confirmou nossa missão foi o 2º. Mistério Gozoso: Visita de Maria à sua prima Izabel...
. Nossos corações também se encheram de alegria e do Espírito de Deus e batizamos nosso grupo como “Peregrinos”, pois queríamos estar sempre às pressas, afim de levar a mensagem aos nosso amigos e amigas universitários.
Vivenciamos momentos de muitas alegrias, de partilha, de troca de experiências, de conflitos como, por exemplo, o momento em que nossos GOUs foram questionados por estarem evangelizando e celebrando através da missa e dos encontros dentro de um espaço visto como estritamente acadêmico e destinado às ciências, a Universidade. Tudo isso nos enriqueceu e encheu cada vez mais nosso coração de constância e perseverança, mesmo quando éramos poucos, pequeno grupo orante que, aos olhos dos passantes, éramos vistos como loucos atrás de um ideal transcendental. Hoje sou muito feliz porque fiz parte desta história e tenho conhecimento de que após 10 anos este grupo também continua presente na Unesp de Presidente Prudente, como peregrinos no chão da universidade, colocando em prática o ideal do Evangelho. Encontrei-me com amigos que atualmente levam este sonho para frente no último encontro estadual do ministério universidades renovadas em Assis (9º. EEUCC). E grande foi a alegria novamente, pois o Espírito de Deus ardia em nossos corações ao partilharmos. Atualmente sou seminarista, faço o 2º. Ano de Filosofia, na Faculdade João Paulo II, da Província Eclesiástica de Botucatu, na cidade de Marília – SP, e como minha diocese de origem é Assis, faço estágio pastoral na Paróquia Catedral em Assis, o que me fez ocorrer este reencontro com novos amigos e amigas que, incansáveis, continuam a levar o ideal para a frente, dentro dos Cursos de Geografia e Pedagogia, em especial. É grande o meu entusiasmo em testemunhar isso e dizer que podem contar comigo para que este ideal continue a se espalhar pelas universidades de nosso estado e país. Contem comigo, e rezem pela minha vocação, que com certeza tem marcas e contribuições desta caminhada que vivenciei nas Universidades Renovadas e que me fortaleceu ainda mais em minha escolha de um dia ser padre e, totalmente dedicado à evangelização e aos que mais precisam, aliando sempre a fé com a razão, por uma verdadeira civilização do amor!. Nossos corações também se encheram de alegria e do Espírito de Deus e batizamos nosso grupo como “Peregrinos”, pois queríamos estar sempre às pressas, afim de levar a mensagem aos nosso amigos e amigas universitários.
Anatoli Konstantin Gradiski – Seminarista Diocese de Assis
Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus
Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário